Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Saude, ciencia e sabedoria.

Carboidrato e bom a noite. Reviravolta na ciencia: e nesse horário que ele da saciedade e ajuda você a emagrecer.
Esta e a capa da revista saúde e vital deste mês.

Informação e sempre muito bem vinda, mas pegando uma pequena coleção que tenho deste revista, descobri que uma capa contradiz a outra. Ou seja, as vezes a grande descoberta da vez e você deve comer carboidratos, daqui uns três meses, isso tudo muda e entaoo pobre carboidrato sera o veneno da humanidade.

As vezes, você pode tomar cafe, outras ele se torna o maior dos viloes da face da terra, coisa que nem Batmam pode dar jeito. A ciência tem o poder de enlouquecer qualquer cidadão.
E os milagres, entao?

Se você ingerir uma maca por dia,sera uma pessoa que estara livre de câncer, de problemas cardíacos, de envelhecimento precoce. Você ja parou para refletir sobre o que você deve fazer para se feliz, saudável, livre de qualquer doença?
Segundo a ciência existe um numero certo de litros de água, de frutas e vegetais, de proteínas e vitaminas, de carboidratos e fibras, etc..Sendo assim, nossa vida se resume a cuidar somente do que ingerimos, para evitar assim, morrer...E bastante lógico!


Se você comer macas, sera alguém que simplesmente come macas porque gosta, ou sera Highlander?. Pensando bem, nao ha garantias. Nao ha vida eterna embutida numa maca ou na uva.
Voce que comeu, ou que ficou boa parte do seu tempo pensando onde encontrar proteínas para se comer a noite, nao se sente indignado?
Agora, pode ser feliz e comer macarrão!


Observo meus alunos perdendo mais tempo pensando em que fazer para comer do que praticando. Sinto um imenso pesar de perceber que algumas preocupações superam a vontade de libertar-se.
Precisamos refletir sobre o significado do bom senso.

O bom senso nada mais e do que a capacidade de sentir/perceber/raciocinar/afirmar uma realidade. Quando os nossos sentidos falham, porque andam entorpecidos ou excessivamente estimulados, nos falta o senso de direção/julgamento correto, nos tornamos sem senso, sem sentido.


No mundo das terapias alternativas, do Yoga e das tradições orientais nao faltam técnicas e ferramentas para ajudar o homem a resgatar essa qualidade.

Dieta, exercícios, respiração, meditação, descanso e contato constante com a natureza sao algumas das mais importantes para que possamos trazer de volta a sanidade.

Dieta, sim, eu citei dieta. Qual? A da lua, do sol, das estrelas ou da banana da terra? Que tal aquela que te faz bem? Que so você sabe o que e?

Sou a favor do veganismo,isso e claro! Vegetarianismo também e tudo de bom. Mas para decidir o que serve para cada organismo, somente usando a inteligência, que nao falta a ninguém. O corpo e muito espertinho, mostra perfeitamente aquilo que entra leve, que entra pesado, que demora para digerir, e aquilo que passa suave. Olhe, observe atentamente. E pode perceber que nem  precisa tanto assim daquilo que achava. Conheço ate, quem se livrou de vez da necessidade de comer.

Para isso voce precisa do resto. Tudo aquilo que citei depois da dieta: cuidado com o corpo, que e para se tornar intimo, amigo e responsável pelo bem estar dessa estrutura.

Para isso, os orientais foram fenomenais. Yoga, Tai-chi-chuan, Karate, Kung-fu, tudo para cuidar do corpo e da energia chi, ki ou prana.

Respiração: ponto novamente para os orientais. Sacaram que a respiração interfere na mente. Mente clara respiração calma. Respiração calma, mente limpa. Simples, nao e?

Meditação: capacidade de refletir adequadamente.
Passamos pela etapa da reflexão atenta da vida, pelo reconhecimento do que faz, como age e como você funciona. Conseqüência de meditar e auto-conhecimento, razao pela qual nao esta tao na moda assim, ouco mais pessoas falando a respeito disso que silenciando para perceber seus efeitos.

Descanso, essa parte merece atencao. Para muitos, descansar e deitar-se no sofa e ver TV. O descanso correto e sua capacidade de relaxar,  alheio a qualquer movimento, som, e deixar-se e entregar-se de verdade por alguns minutos para fazer NADA. Pergunte ao seu gato, ou aprenda com o Garfield.

E contato com a natureza nem precisa de comentarios. Contato constante com a natureza e com a solitude, apreciar o silencio, a ausência de pessoas e aproveitar ficar em ótima companhia,você mesmo.

Tudo isso nos conecta novamente com os sentidos e alimenta nossa capacidade de discernir entre aquilo que serve e o que nao serve.

Se voce optar por deixar-se guiar pela ciencia, ou por qualquer coisa fora de você, estara fadado a se confundir, a deixar de usar aqueles acessórios que vieram de fabrica e que servem para estas necessidades físicas.

O que costumo dizer aos amigos e alunos e pare de confiar tanto no que anda por fora e confie mais na sua capacidade e sabedoria.

Deixe de lado os sabios conselhos do mundo e confie no sábio que vive em você. E se você julga este texto como mais um conselho, peco que nao acredite em mim.

Seja curioso o suficiente para testar e obter os resultados da sua própria experiência. O cientista e o experimento sao os mesmos.
Libere o alquimista que vive em voce e descubra o elixir da longa vida.
Mas nao se iluda.
Tome doses diárias de bom senso para enxergar a Realidade como ela se apresenta!
Harih Om


2 comentários:

  1. De tão simples e verdadeiro, este texto torna-se inspirador... É preciso estar atento, pois o mundo, ou seja, a sociedade de hoje anda muito anti natural. Gratidão, Ju!

    ResponderExcluir
  2. "Se voce optar por deixar-se guiar pela ciencia, ou por qualquer coisa fora de você, estara fadado a se confundir"... realmente, somos os melhores especialistas de nós mesmos.

    Um beijo e uma saudade, Juju

    ResponderExcluir