Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A intencao no lugar certo

Ha poucos dias estive com uma aluna que me relatou sua frustracao em como o ensinamento do yoga e do vedanta pode ser mal interpretado . Ela nao conseguia compreender como algumas pessoas utilizam o 'Eu Sou Isso' ( o mahavakya Tat Tvam Asi) para reafirmar os velhos habitos, manter-se na acomodacao e ainda usar para beneficio proprio, o lema 'somos todos um'.
Concordo com ela que muito das tradicoes vao sendo corrompidas, mas tambem concordo com os que corrompem, ajuda-nos a enxergar melhor os vicios e defeitos em nos mesmo. 
Quer plenitude ou ser feliz? E simples! Tem regras- siga o dharma. 
Isso vai criando harmonia para voce e para todos ao seu redor. 
Rindo muito do relato, tive que lembra-la que o ensinamento e para evitar o sofrimento. 

Analise se a vida de quem vive de acordo com seus caprichos, os faz libertos ou cada vez mais enredados nas suas ilusoes. 
Analise se a natureza iluminada, que e inerente a cada um de nos, so nao surge a partir da pratica do dharma, do silencio, da pratica diaria. 
E exatamente por isso praticamos, nao praticamos para se tornar algo, praticamos porque ja somos e precisamos lembrar.
Somos todos iluminados, sim. Somos um tambem. Mas dito da boca para fora nao tem significado. Por exemplo, se nos partirmos do ponto de vista de uma relacao onde ha inveja ou ciume, existe alguem querendo ocupar o espaco que e de outra pessoa, ou seja, internamente ele/a preferiria que alguem nao existisse para que ele/a fosse feliz. 
Se somos todos um porque nao se satisfazer com a felicidade do outro? 
Somos uma unica natureza, mas nossa atencao continua sempre focada nas distintas personalidades e pequenices diarias.
E preciso olhar para o lugar certo, com a intencao certa, pelo tempo certo. Mas o certo aqui nao tem regra. 
Como disse a monja Coen, "as arvores florescem na primavera, mas elas nao sao a primavera em si. A primavera e mais abrangente que a arvore, toda a natureza e a natureza buda"e se nesta frase ela citou alguem como autor do texto, nao me lembro, so recordo da sua voz amorosa penetrando meus ouvidos.
Entao, amiga, o caminho e solitario, busque seguir o dharma, use a sabedoria dos caes que abaixam as orelhas quando se incomodam com o barulho, porque muitas das palavras que voce ira ouvir pelo caminho sao somente ruidos sem sentido.



Um comentário:

  1. É verdade Jú, o Eckhart Tolle tem uma frase que define bem isso que você disse: - "às vezes não existe caminho FORA mas ATRAVÉS", - aceitação e entrega. A partir do momento que aceitamos aquilo que é, abrimos caminho para o que tem que ser feito.

    ResponderExcluir