Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

o dharma e o sapato vermelho

Assunto que dá o que falar e refletir, é compras e o exercício do dharma. Eu, como consumista compulsiva assumida e nada orgulhosa da declaração, tive meu momento 'reflexões num shopping center' ao conversar com um vendedor de uma loja de sapatos em promoção (para quem quer um modelinho novo, a santa lolla esta com 50% off). Bom, continuando na linha de pensamento, o adorável vendedor me diz:
 "Não é lindoo este sapato? Couro por esse preço"....
E na minha cabeça a palavra se repetia como mantra: "couro, cooouro".......
"Bom?", eu disse, "não é assim tão bom"...
 Ele já imaginado perder a venda, diz: -"mas um sapato com essa qualidade voce não encontra por esse preço.." meus olhos desceram para meus pés e ele continuou:
-A parte interna é de couro suíno, mais macio, viu que conforto?
Sim, eu vi. Estava pisando nas nuvens...opa, nas nuvens não!!! Na pele de alguém!!!
Chega, já é demais -pensei- não basta a vaca, agora o porco também? Conforto meu, morte do outro.
Se voce não é do tipo que acha que os animais merecem alguma dignidade, pare por aqui.
Entramos num terreno dificil, tipo guerra do petróleo, onde uns defendem muito, outros mais ou menos e outros não querem nem saber.
Disse que não levaria o sapato,obrigada. Ele perguntou: 'não gostou?"
Outra duvida do dharma falar ou não a verdade?
Aqui vão as opções da máxima verdade ate a mentira branca (aquela que não fere ninguém):
-Gostei, mas é couro, sou vegetariana, e voce entende que___________
-Gostei, vou dar mais uma voltinha e penso se vou querer.....
- Não é bem o que eu queria, então, sinto muito..
- Não, não gostei!
Dentre todas, a resposta escolhida do dia foi, a primeira..Eis, que ele era esperto e retruca:
-Mas voce não acha legal que tudo do animal é usado? A carne,o couro, os ossos,etc...
Pronto, surgiu o momento reflexões da compra consciente.
-Eu acho, ja que ele foi abatido,assassinado, triturado, teve uma vida terrível, que sim, muito bom que tudo seja aproveitado para nosso prazer...
E agora? Então, se concordo, devo ou não levar o sapato?
Adorei minha conversa com o garoto, pois ele não tinha só interesse em vender algo, tinha vontade de conhecer a minha linha de pensamento, ou que filosofia estava por trás disso. Sentou-se ao meu lado, apoiou o cotovelo na perna e esperou: e ai? Muito papo depois, ambos estavamos rindo dos nosso ideiais.
Declaro que sou contra a violencia, mas me assusto com a quantidade de coisa que consumo que ferem esta regra tão nobre. Nas minhas buscas por uma vida menos violenta descobri que até minha pasta de dente estava condenada. A busca por uma perfeição deste nível é impossível. Reflita sobre as suas ações e veja quantas atitudes podem provocar dor e sofrimento as variadas espécies. Podemos, analisar nossos atos e minimizar a "meleca" que anda rolando por ai, mas dai a achar que vamos mesmo mudar todo o mundo, ai,ai,ai....Vai rolar muita frustração se voce sonha com isso.
Só peço que possamos sempre dirigir nossas forças e habilidades para o bem de todos os seres.
Se bateu a curiosidade, aqui vai um link, para que voce saiba sobre alguns produtos que usam partes de animais na sua composição e que voce nem sonha:
http://super.abril.com.br/blogs/planeta/9-produtos-que-contem-ingredientes-animais-em-sua-formula-e-voce-nem-sabia/
Ah, e sobre o sapato, decidi não levar. Tenho gatos, que vivem de ração que é composto de animais. Muitas gente ja come tudo que se move, então alguns, talvez, devam se abster para gerar equilibrio. Será? Fica a reflexão.

Um comentário:

  1. Desde essa reflexão, em sala, no último domingo, não comi mais carne. Ops, minto, comi dois temakis ontem, um de atum e outro de anchova negra :-( Mas confesso que comecei a questionar tudo que tem dentro da despensa, do armarinho do banheiro, no guarda-roupa... O que falta é consciência e vou buscar mais infos sobre tudo que consumo para optar por uma compra consciente em qq coisa.

    ResponderExcluir