Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As várias faces da Devi- o autossacrificio

Ainda na onda do exercício das virtudes universais, decidi trazer ao conhecimento de alguns, que talvez nunca tenham ouvido falar, a imagem e história de uma das deusas mais impressionantes do universo hinduista. Como o assunto em pauta ultimamente nas nossas aulas tem sido dharma, a disciplina e autotranscendencia, ninguem melhor que CHINNAMASTA para nos dar o verdadeiro significado do autossacrificio que fazemos no Yoga.
CHINNAMASTA  significa aquela que é decapitada, pois ela aparece em pé, segurando a própria cabeça cortada em sua mão esquerda, na outra mão, uma espada e um jato de sangue jorrando em tres direções diferentes. Há ao seu lado dois devotos que bebem do sangue que sai do lado direito e esquerdo e o central jorra diretamente na boca de sua cabeça cortada. Bonito,não? Nem sempre é visto assim, principalmente sem compreender o significado disto.
Porque ela está decapitada? A deusa, Mãe do Universo, cometeu o autossacrificio em favor da fome de seus discipulos, ou seja, arrancou sua cabeça para alimentar os devotos famintos. Ofereceu a si mesma para beneficiar os outros. Agora, porque o jato médio corre para sua própria boca? Na verdade, Chinnamasta não se matou como nos podemos conceber o suicidio, ela mostra que o autossacrificio não nega a vida e sim intensifica. Ela é alimentada pelo fluxo de energia psicoespiritual que sobe ao longo do canal sutil sushmna, conhecida como  energia Kundalini. Esse simbolismo é o que buscamos na pratica de Hatha Yoga, movimentar esta energia para que sejamos alimentados e revitalizados em cada celula e possamos transcender o corpo e transmuta-lo num veículo do divino.
Usar nossas mais diversas potencialidades para contribuirmos com a harmonia do Universo. Perceba que mesmo sem a cabeça, ela mantem-se de pé, mostrando a nós a sua infinita vitalidade e energia sem fim que podemos adquirir 'imitando' o seu ato de autossacrificio e assim acessando a energia do proprio Ser.
Há outra imagens de Chinnamasta onde ela aparece sobre um casal copulando, sendo o homem KAMADEVA (deus do amor e da paixão) e a mulher RATI (deusa do prazer). Esta imagem pode ter varias interpretações. Pode mostrar a natureza da impermanencia das coisas existentes, pode ainda, para os adeptos de Yoga e Tantra, significar o autossacrificio que transcende a sexualidade e o prazer, e mais um terceiro fator, que se deve a fato de sua cabeça cortada nos mostrar a transcendencia do ego e a identificação com o corpo físico.
So explicando melhor o segundo item, não há aqui nenhuma ideia do autossacrificio simbolizar celibato ou repressão e sim,  a utilização da energia sexual para aumentar a vitalidade do corpo.
Sem sombra de duvidas, a imagem de Chinnamasta e seus simbolos é um grande indicador de nossa natureza Ilimitada e capacidade de doação. Somos o sacrificio (praticante), o sacrificador (sabedoria) e o sacrificado(ego). E é aqui, neste exato instante que voce pode optar ser o puja (oferenda) divino.
Seguimos no exercicio de servir, amar e compartilhar...em amor, _/\_

2 comentários:

  1. É impressionante como as conexões vão acontecendo,e aos poucos a gente vai acessando essas forças arquetípicas que afirmam e alimentam dando todo o sentido à nossa vida yogue...que lindo!!!tô emocionada!insight,sincronicidade...wow!namastê!toda a gratidão do mundo Jú!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir