Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Meia noite em Paris

Estes dias tive o imenso prazer de assistir a um filme de Woody Allen,meia noite em Paris e que alem de ser divertidissimo, traz uma reflexao maravilhosa. Na historia, um escritor que anda em conflito com seu trabalho tem a oportunidade de voltar ao tempo em que ele e apaixonado, Paris dos anos 20.
Alem de conviver nesta epoca com pessoas brilhantes, ele conhece uma mulher maravilhosa, e se derrete por ela.
O intrigante do filme e que o tempo em que ele vive nao lhe parece adequado. A felicidade nao
esta ali onde ele esta. Ela se encontra la atras no passado, ao lado de pessoas que ja nao existem e num lugar do qual ninguem tem acesso, a nao ser o personagem do filme, que e transportado aquela epoca.
Magicamente, ele conhece todos aqueles autores e artistas que tanto admira. 
Me pergunto, sera que eles eram tao adoraveis assim, ou so as obras que deixaram sao valorosas? 
Vincent van Gogh so fez sucesso após sua morte, como  muitos outros, pois sua vida foi terrivel, com problemas mentais,etc. Socrates, otimo professor, mas era um chato. Sera que Jesus também nao tinha seus defeitos? E conviver com Sidharta, o Buda? Hum, sei nao..


Sempre ouvi dos mais velhos que a vida 'antes' era melhor, mas me pergunto, antes do que? 
Seria antes de voce tornar-se tao cansado da vida que ela ja nao te oferece nenhuma novidade? 
Seria antes de voce ter deixado de lado sua real natureza para viver de aparencias?
Antes de se vender a uma ideia? Antes de tornar-se adulto e cheio de responsabilidades? Antes de termos carros, tecnologia, crises economicas, desigualdades sociais? 
Mas eu me pergunto, quando foi que nosso mundo conheceu o antes da guerra, antes da desigualdade, antes da maldade, antes da diferença, antes do preconceito? Porque pelo que me lembre da nossa historia, esse antes nunca sequer existiu.

Convivo muito com pessoas saudosistas que acham que sua infância foi a melhor fase de sua existência. Ora, vamos la, eu também gostei de ser criança, de brincar, de inventar historias, mas nao gostava nem um pouco de ser mandada, de nao poder sair sozinha, de depender da compaixão de um adulto para me levar ao banheiro.



Voltando ao filme, o personagem principal sente-se inadequado na sua vida, que para muitos seria maravilhosa. 
Na vida atual ele esta noivo, prestes a casar-se, e na vida do passado ele esta apaixonado por sua musa, que, por sua vez acha que o presente atual, os anos 20, nao e bom o suficiente e que a Belle Epoque e onde ela deveria ter vivido, antes dos carros, com roupas longas e enormes e muita cultura.
Alguma semelhança com alguém que você conhece? Ou com voce mesmo (a)?
Note como as reclamações gerais no seu cotidiano se parecem. 
"Sao Paulo era melhor antes de termos tantos carros", ou " Na minha infância nao existia tantos brinquedos e eu era mais feliz que as crianças de hoje" ou "Nossa comida ja foi melhor", "Nossa vida ja foi melhor" ou talvez, a conclusao mais rara de se chegar : 
"EU JA FUI MELHOR PARA O MUNDO DO QUE SOU HOJE". 









Essa talvez seja a causa da minha infelicidade e da minha inadequação as coisas como elas sao. 
Tem muitas outras coisas interessantes nesse filme que eu nao posso ficar contando aqui, porque quem nao assistiu, deve assistir!
A conclusão e que em vida real ou imaginaria, achamos sempre que o pote de ouro esta no final do arco-iris, la no futuro, ou ficou no passado, e nao percebemos que todas as riqueza estão a nossa disposição aqui e agora.
Talvez o sorriso discreto de Buda seja porque ele sabe que o segredinho da serenidade e da felicidade esta bem perto de nos. HariH OM.














5 comentários:

  1. Juju,

    Eu sempre pergunto quando alguém faz esse tipo de comentário: "Antes quando, hein?". Justamente porque é cansativo ouvir: "Na minha época...", com aquele tom de que não vale a pena viver o presente...

    Sempre que eu começar a botar os pés no futuro, sentir vontade de fugir do presente ou embarcar no passado, vou me questionar: "EU JA FUI MELHOR PARA O MUNDO DO QUE SOU HOJE?". Porque vez ou outra lá está a Tamarinha precisando de um bom chacoalhão, rs!


    PS: Quero assistir o filmeeee!


    Que b-joletas violetas enfeitem seu dia, namastê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tamara assista o filme e vc vai ver como tem sentido 'pensar antes do que'?
      obrigada pelo carinho
      b-joletas pra vc tb

      Excluir
    2. Assistiiii!

      O seu texto deveria estar no encarte do filmes, rs.

      MUAH!

      Excluir