Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A grande mentira

Sempre chega aquele momento em sala de aula em que nós, professores, devemos tocar em assuntos mais profundos da prática. Já repetimos e insistimos que os valores aprendidos devem ser exercitados e como todo professor sabe, a repetição é uma ótima forma de fixar o ensino. Pela milionésima vez, estava explicando o maha vrata ("grande voto" yamas de Patañjali) e ao terminar, perguntei, "Está claro? Fácil, não?" e ouvi um sonoro não!
Não?! Porque não?!
E com alguns anos de sala de aula voce se acostuma a ouvir todos os tipos de argumentos: 'A sociedade não é assim, o mundo não permite, já sou estranho, imagine se resolvo viver desse jeito, meu marido bla, minha familia blabla, no meu trabalho blablabla e blablabla...'
Esses são exemplos das maiores mentiras que contamos.
Sinto muito, mas preciso dizer a verdade. É bem mais fácil não sair do seu estado conformista para arregaçar as mangas e tentar fazer diferente.E mais fácil também é procurar culpados para as situações da vida, sendo que assim, voce não fará nenhum esforço para enxergar a si mesmo e ver suas falhas e falta de honradez.
Eu, sinceramente, não aprecio os caminhos fáceis, da falta de reflexão e observação profunda da vida.
A capacidade de pensar foi dada a todos, só que aqui é exigido reflexão correta e pensar bem, muito bem.
Será que estamos mesmo lutando contra a correnteza quando achamos que é possível viver a vida de forma mais integra? Faça sua reflexão.


                                                                 ((((((((((RESPIRE)))))))))))))))


Eu vejo pessoas que lutam desesperadamente para encontrar as respostas certas para a vida, porque não estão felizes com o trabalho, com a familia, com nada. Porque será?

                                                                
                                                               ((((((((((((((((REFLITA)))))))))))))))))


Já pensou o quanto é dificil manter uma mentira? Mesmo que ela seja bobinha? Como a seu organismo responde com aceleração cardíaca, pupilas dilatadas, transpiração, garganta seca? Isso é o oposto da harmonia natural. A não ser que voce seja um ótimo mentiroso, com certeza vai vivenciar isso.
Então me responda, mentir é natural? Pode ser socialmente aceito, mas não-natural. E por ser aceito é justificável? Quanto de verdade há na sua vida?



                                                                  ((((((((((((((RESPIRE))))))))))))))))


A vida só tem cor se tem coração. Na medicina tradicional chinesa, o coração é a morada do Shen, de onde emana toda a energia luminosa da vida, a alma.
No Yoga, o chackra do coração é responsável pela compaixão, amor, e pela divisão o Eu do não-eu.
Vejo muita gente vivendo o não-eu por falta de coragem (e como voce deve saber coração e coragem são similares).

                                                            
                                                              (((((((((((((((REFLITA)))))))))))))))


São muitos os aspectos a serem pensados, escolhi falar da verdade (satya) porque é o mais comentado e acho que se voce inicia por ele consegue fazer uma ótima análise de como anda vivendo. Faça um balanço com muita honestidade e veja se voce não precisa adicionar um pouco de contentamento, de disciplina, de auto-estudo, desapego, deixar de lado a ganância para se viver melhor. O que nós queremos de verdade?


                                                              ((((((((((((ANALISE))))))))))))))





Vi essa tirinha que combina muito com esse pensamento no facebook.
Pense, mas use sua capacidade para pensar bem!

em profundo Amor, _/|\_




Nenhum comentário:

Postar um comentário