Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

resolucoes possiveis de ano novo

Estamos vivendo a epoca do ano onde mais presenciamos absurdos e graca, generosidade e exercicio egoico, uma coisa meio medico e monstro da sociedade.
Natal e celebrar com familia mesmo que voce evite durante todo ano os almocos de domingo, e sorrir e desejar felicidade a quem voce nem conhece, e abracar aquele chefe ou colega de trabalho que voce detesta, mas tem que suportar, e uma epoca de grandes dualidades, nao e? E quando nao e? Epoca em que ate ladrao descansa das suas funcoes, onde em troca de um panetone patrao vira amigo, inimigo secreto ganha presente e se torna amigo declarado por sorteio mesmo que seja somente para foto, a celebracao e enchendo-se de comida e bebida, num unico dia do ano em que se agradece a fartura e a prosperidade... e os outros dias do ano? Nao se come? Nao nasceu ninguem importante? Alguem que mereca sua reverencia? Marias, Antonios, Josefinas, Carlas, Paulos???Nao se abraca? Nao existe exercicio de tolerancia que mereca ser celebrado? Nessa epoca e que percebemos criancas sem brinquedos? Sem alimentos?
E as resolucoes do ano que chega? Que maravilha! Vi um anucio que dizia: "preparados para ultima semana do ano?" E que tipo de preparacao e preciso? O que acontece depois dessa semana? "Tudo vai ser diferente em 2012" - alguns dizem, comecarei um novo projeto, ganharei mais dinheiro, viajarei para exterior e assim vai a lista dos afazeres do ano que nem comecou e ja esta repleto de funcoes. E voce? Nessa jornada onde voce fica? Quais sao as resolucoes possiveis para quem voce e? O que pulsa em voce? Sao os planos que te fazem viver? Que tal mudar um pouco o foco?
Esqueca a felicidade e peca para que voce seja cada dia mais abatido por criticas, duvidas, incertezas,impaciencia, dores, angustias, tristezas, medos, aflicoes, neuroses, e aquela lista de tudo que voce quer se livrar...peca para que seus maiores pesadelos se realizem, e veja com que graca e coragem voce consegue enfrenta-los. (Nao vem sendo assim?)Talvez viver assim, nessa totalidade de ser humano, permitindo, aceitando seja a forma de encontrar a felicidade que se espera para o ano novo. Reflita e analise. Permita e aconteca. Nao faca e aconteca. Nao faca e seja.
Vivencie cada experiencia proporcionada pela vida na sua mais profunda totalidade, sem excluir nada e veja que nasce em voce a verdadeira religiosidade, a senda da irmandade de reconhecer no outro a aflicao e ser ombro generoso e acolhedor, de agradecer pelo alimento que nos chega atraves de maos beneficas, de abracar os que sofrem pela falta da palavra amiga, de proporcionar calor humano a quem sente frio, de acordar a cada dia e saudar o sol ou a chuva num profundo gesto de gratidao..nao exclua nada de ti, nem da natureza, para que voce nao julgue ou exclua do outro. Nao deseje so o bem. E assim, quem sabe faremos no proximo ano uma verdadeira revolucao amorosa e pacifica.
Em amor,
_/\_

2 comentários:

  1. Muito bom Juju, um ensinamento intenso para reflexão assim como é esse trecho de Fernando Pessoa:



    "Ser feliz é encontrar
    força no perdão, esperança nas batalhas,
    segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
    Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
    Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender
    lições nos fracassos.

    Não é apenas ter júbilo nos aplausos,
    mas encontrar alegria no anonimato.
    Ser feliz é reconhecer que vale a pena
    viver, apesar de todos os desafios,
    incompreensões e períodos de crise.
    Ser feliz é deixar de ser vítima dos
    problemas e se tornar um autor da
    própria história."

    ResponderExcluir
  2. oi Aluisio...muito boa essa do Fernando Pessoa...nao conhecia, obrigada por compartilhar..

    ResponderExcluir