Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

os Problemas e eu

Ontem estive na livraria da vila para celebrar o lançamento do livro 'Palavras de Poder' do Lauro Henrique e assistir a palestra da monja Coen, que é umas das entrevistadas no livro e ela, sorridente, perguntou a platéia: "voces não acham uma maravilha um problema?"
Naquele instante minha cabeça ficava chacoalhando em negativa, pois obviamente, ninguém quer um problema, ou gosta deles...como pode essa senhora dizer isso? Mas eu precisava refletir nessa questão, então fiquei contemplando-a durante algumas horas . Claro, que não estava contestando a sabedoria da minha mestre, mas precisava compreender qual era o ensinamento guardado, pois, depois de um tempo aprendendo com ela, fica claro que nada do que ela fala é vazio de sentido.
Conheço muitas pessoas que acham que o problema são os outros. Grande parte dos problemas que amigos, familiares, alunos me relatam são sempre relacionados ao 'lado de fora'.
Fica certo que existe um modo como nos vemos e um modo como vemos os outros. Se numa discussão voce gritasse comigo, eu iria pensar que isso aconteceu por sua incapacidade de controlar suas emoções e seu temperamento. Ao contrário, se eu gritasse com voce, me justificaria dizendo que fui provocado por voce e não pensaria que a causa é porque sou temperamental ou emocionalmente instável.
Acreditamos que a situação que estamos vivendo causa nossos problemas. Mas olhando para os outros, achamos que a causa dos seus problemas é a sua personalidade.
Querer que tudo seja feito ao meu modo parece fazer sentido. Mas, se o outro quer que tudo seja do modo dele, nos parece infantil. Então, 'problemas' é quando acho que a forma que vejo as coisas é a forma como elas são.
Ela ainda falou sobre exercitar 'não resmungar' e notei como há uma naturalidade em reclamar de tudo, em todos os lugares, como se essa fosse a conversa mais aceita em qualquer roda. Se voce diz que esta completamente feliz e nada precisa melhorar é visto com estranheza, agora se diz que sua vida está terrível, miserável, sempre acha alguém para conversar.
Ahh e já notaram como resmungamos das pessoas que convivemos! De novo, 'os outros'. O problema é a esposa, ou o marido, ou chefe e assim a lista fica enorme.
E nós? Será que o que ela queria dizer foi que identificando a causa dos problemas perceberemos que somos nós a causa e a solução? A forma como vemos as coisas é real?
A conclusão, monja, (por enquanto) é que o problema é mesmo uma maravilha. Porque ele me faz reconhecer como sou, como me relaciono com o mundo e como reajo e absorvo a vida. Obrigada por mais um ensinamento e mais um dia meditando em suas palavras.





2 comentários:

  1. O "resmungar" foi algo que me impressionou muito, nunca havia percebido como esse mal é constante em minha cabeça. Agora estou ligada, presente e deixando esse hábito passar.

    ResponderExcluir
  2. nossa!!!ja me peguei muitas vezes resmungando de resmungar....vicio e dureza!!!vamos firme nessa tentativa..HAriH OM!!!

    ResponderExcluir