Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

fluidifique e traga sua alma a tona



Quando iniciamos uma prática de Yoga é comum percebermos que os exercícios nem sempre são simples. Conhecer o próprio corpo e tornar-se íntimo dele, aprender a coordenar respiração com movimento, manter a mente focada, são os primeiros passos que damos neste caminho. É como se estivéssemos engatinhando, com o objetivo de fortalecer nossas estruturas e músculos, assim como um bebe que se prepara para a vida e dar os primeiros passos.

Fazer Yoga é muito mais do que utilizar movimentos que simplesmente alongam e fortalecem músculos, é uma prática onde em cada posição existe um objetivo de
transformação interna emocional e espiritual irreversível.

É necessário cada vez mais consciencia,sensibilidade e alma para conviver com profundo caos que existe no nosso dia-a-dia, cheio de dores, aflições, medos, perdas, anseios, etc..

Antes de desejar a paz, meditacao, etc..devemos aprender a lidar com as nossas dores e entender como elas surgem. Como disse Patãnjali: “a dor que não surgiu pode ser evitada”. Isso e sabedoria. E aqui ele nao falava da dor fisica.

É possível criar uma intimidade tão profunda com o nosso corpo/ mente/ emocoes, através dessas tecnicas que a nossa alma se expressa cada movimento, por isso e tao belo ver alguem praticando, ha uma conexao, uma profunda conversa com cada parte do conjunto que forma uma pessoa durante a pratica.

Como diz o professor Iyengar, “Rigidez é insensibilidade”.  Insensibilidade e a desconexão com o que voce é, e tambem aquilo que provém de hábitos, pensamentos e atitudes que nos danificam.
Isso foi definido por Reich como couraças, que vamos criando no nosso corpo com a intençao de nos proteger de  possiveis agressões externas.

Imagine que essas couraças são como uma armadura de um soldado medieval, que nos limita e endurece. Diminui a nossa visao. Aperta nossa respiracao. Comprime o peito, a pelve, a mente e a energia.

 Enrijecer o corpo é enrijecer o coração. Rigidez física é tambem emocional. Devemos suavemente 'fluidificar' aquilo e duro, derreter aquilo que nos prende. E para isso (tambem) que serve a pratica. O fogo da disciplina (tapas) vai aquecendo e dissolvendo tudo que e rigido, imposto por crencas, sociedade, etc..e voce vai se tornando mais leve, livre e solto.
Torne-se seu melhor amigo, intimo e confidente a cada pratica e perceba que a dor que ainda nao surgiu pode, realmente ser evitada (citação de Patañjali) com uma atitude cada dia mais presente.
Respire fundo, descomprima. Nao se proteja tanto das agressões do mundo. Permita-se. Erros e acertos são só ponto de vista. Atitude reativa comprime, passiva e consciente liberta.
Boa pratica!

4 comentários:

  1. É verdade...o yoga é uma loucura de bom.

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que eu posso estar engatinhando... por enquanto parece tudo um pouco difícil (a concentração, a persistência, a prática diária, o Yama...), mas sinto que estou no caminho certo! Em busca dos primeiros passos! Beijo

    ResponderExcluir
  3. sim, meu cantinho...yoga é uma loucura de bom porque ser, existir pulsar, fluir é uma loucura de bom...

    ResponderExcluir
  4. Helena, para aprender a andar começamos nos arrastando no chão, engatinhando até criar bases e força para ficar em pé...é árduo, mas aprendido jamais se esquece..não adianta querer pular etapas, engatinhe, para depois, firme crescer...beijo grande!

    ResponderExcluir