Quem sou eu

Minha foto
Yogini por Amor + instrutora por dedicação + massoterapeuta por vocação + caminhando com samtosha e exercitando compaixão.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

resolucoes possiveis de ano novo

Estamos vivendo a epoca do ano onde mais presenciamos absurdos e graca, generosidade e exercicio egoico, uma coisa meio medico e monstro da sociedade.
Natal e celebrar com familia mesmo que voce evite durante todo ano os almocos de domingo, e sorrir e desejar felicidade a quem voce nem conhece, e abracar aquele chefe ou colega de trabalho que voce detesta, mas tem que suportar, e uma epoca de grandes dualidades, nao e? E quando nao e? Epoca em que ate ladrao descansa das suas funcoes, onde em troca de um panetone patrao vira amigo, inimigo secreto ganha presente e se torna amigo declarado por sorteio mesmo que seja somente para foto, a celebracao e enchendo-se de comida e bebida, num unico dia do ano em que se agradece a fartura e a prosperidade... e os outros dias do ano? Nao se come? Nao nasceu ninguem importante? Alguem que mereca sua reverencia? Marias, Antonios, Josefinas, Carlas, Paulos???Nao se abraca? Nao existe exercicio de tolerancia que mereca ser celebrado? Nessa epoca e que percebemos criancas sem brinquedos? Sem alimentos?
E as resolucoes do ano que chega? Que maravilha! Vi um anucio que dizia: "preparados para ultima semana do ano?" E que tipo de preparacao e preciso? O que acontece depois dessa semana? "Tudo vai ser diferente em 2012" - alguns dizem, comecarei um novo projeto, ganharei mais dinheiro, viajarei para exterior e assim vai a lista dos afazeres do ano que nem comecou e ja esta repleto de funcoes. E voce? Nessa jornada onde voce fica? Quais sao as resolucoes possiveis para quem voce e? O que pulsa em voce? Sao os planos que te fazem viver? Que tal mudar um pouco o foco?
Esqueca a felicidade e peca para que voce seja cada dia mais abatido por criticas, duvidas, incertezas,impaciencia, dores, angustias, tristezas, medos, aflicoes, neuroses, e aquela lista de tudo que voce quer se livrar...peca para que seus maiores pesadelos se realizem, e veja com que graca e coragem voce consegue enfrenta-los. (Nao vem sendo assim?)Talvez viver assim, nessa totalidade de ser humano, permitindo, aceitando seja a forma de encontrar a felicidade que se espera para o ano novo. Reflita e analise. Permita e aconteca. Nao faca e aconteca. Nao faca e seja.
Vivencie cada experiencia proporcionada pela vida na sua mais profunda totalidade, sem excluir nada e veja que nasce em voce a verdadeira religiosidade, a senda da irmandade de reconhecer no outro a aflicao e ser ombro generoso e acolhedor, de agradecer pelo alimento que nos chega atraves de maos beneficas, de abracar os que sofrem pela falta da palavra amiga, de proporcionar calor humano a quem sente frio, de acordar a cada dia e saudar o sol ou a chuva num profundo gesto de gratidao..nao exclua nada de ti, nem da natureza, para que voce nao julgue ou exclua do outro. Nao deseje so o bem. E assim, quem sabe faremos no proximo ano uma verdadeira revolucao amorosa e pacifica.
Em amor,
_/\_

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

os Problemas e eu

Ontem estive na livraria da vila para celebrar o lançamento do livro 'Palavras de Poder' do Lauro Henrique e assistir a palestra da monja Coen, que é umas das entrevistadas no livro e ela, sorridente, perguntou a platéia: "voces não acham uma maravilha um problema?"
Naquele instante minha cabeça ficava chacoalhando em negativa, pois obviamente, ninguém quer um problema, ou gosta deles...como pode essa senhora dizer isso? Mas eu precisava refletir nessa questão, então fiquei contemplando-a durante algumas horas . Claro, que não estava contestando a sabedoria da minha mestre, mas precisava compreender qual era o ensinamento guardado, pois, depois de um tempo aprendendo com ela, fica claro que nada do que ela fala é vazio de sentido.
Conheço muitas pessoas que acham que o problema são os outros. Grande parte dos problemas que amigos, familiares, alunos me relatam são sempre relacionados ao 'lado de fora'.
Fica certo que existe um modo como nos vemos e um modo como vemos os outros. Se numa discussão voce gritasse comigo, eu iria pensar que isso aconteceu por sua incapacidade de controlar suas emoções e seu temperamento. Ao contrário, se eu gritasse com voce, me justificaria dizendo que fui provocado por voce e não pensaria que a causa é porque sou temperamental ou emocionalmente instável.
Acreditamos que a situação que estamos vivendo causa nossos problemas. Mas olhando para os outros, achamos que a causa dos seus problemas é a sua personalidade.
Querer que tudo seja feito ao meu modo parece fazer sentido. Mas, se o outro quer que tudo seja do modo dele, nos parece infantil. Então, 'problemas' é quando acho que a forma que vejo as coisas é a forma como elas são.
Ela ainda falou sobre exercitar 'não resmungar' e notei como há uma naturalidade em reclamar de tudo, em todos os lugares, como se essa fosse a conversa mais aceita em qualquer roda. Se voce diz que esta completamente feliz e nada precisa melhorar é visto com estranheza, agora se diz que sua vida está terrível, miserável, sempre acha alguém para conversar.
Ahh e já notaram como resmungamos das pessoas que convivemos! De novo, 'os outros'. O problema é a esposa, ou o marido, ou chefe e assim a lista fica enorme.
E nós? Será que o que ela queria dizer foi que identificando a causa dos problemas perceberemos que somos nós a causa e a solução? A forma como vemos as coisas é real?
A conclusão, monja, (por enquanto) é que o problema é mesmo uma maravilha. Porque ele me faz reconhecer como sou, como me relaciono com o mundo e como reajo e absorvo a vida. Obrigada por mais um ensinamento e mais um dia meditando em suas palavras.





sexta-feira, 25 de novembro de 2011

fluidifique e traga sua alma a tona



Quando iniciamos uma prática de Yoga é comum percebermos que os exercícios nem sempre são simples. Conhecer o próprio corpo e tornar-se íntimo dele, aprender a coordenar respiração com movimento, manter a mente focada, são os primeiros passos que damos neste caminho. É como se estivéssemos engatinhando, com o objetivo de fortalecer nossas estruturas e músculos, assim como um bebe que se prepara para a vida e dar os primeiros passos.

Fazer Yoga é muito mais do que utilizar movimentos que simplesmente alongam e fortalecem músculos, é uma prática onde em cada posição existe um objetivo de
transformação interna emocional e espiritual irreversível.

É necessário cada vez mais consciencia,sensibilidade e alma para conviver com profundo caos que existe no nosso dia-a-dia, cheio de dores, aflições, medos, perdas, anseios, etc..

Antes de desejar a paz, meditacao, etc..devemos aprender a lidar com as nossas dores e entender como elas surgem. Como disse Patãnjali: “a dor que não surgiu pode ser evitada”. Isso e sabedoria. E aqui ele nao falava da dor fisica.

É possível criar uma intimidade tão profunda com o nosso corpo/ mente/ emocoes, através dessas tecnicas que a nossa alma se expressa cada movimento, por isso e tao belo ver alguem praticando, ha uma conexao, uma profunda conversa com cada parte do conjunto que forma uma pessoa durante a pratica.

Como diz o professor Iyengar, “Rigidez é insensibilidade”.  Insensibilidade e a desconexão com o que voce é, e tambem aquilo que provém de hábitos, pensamentos e atitudes que nos danificam.
Isso foi definido por Reich como couraças, que vamos criando no nosso corpo com a intençao de nos proteger de  possiveis agressões externas.

Imagine que essas couraças são como uma armadura de um soldado medieval, que nos limita e endurece. Diminui a nossa visao. Aperta nossa respiracao. Comprime o peito, a pelve, a mente e a energia.

 Enrijecer o corpo é enrijecer o coração. Rigidez física é tambem emocional. Devemos suavemente 'fluidificar' aquilo e duro, derreter aquilo que nos prende. E para isso (tambem) que serve a pratica. O fogo da disciplina (tapas) vai aquecendo e dissolvendo tudo que e rigido, imposto por crencas, sociedade, etc..e voce vai se tornando mais leve, livre e solto.
Torne-se seu melhor amigo, intimo e confidente a cada pratica e perceba que a dor que ainda nao surgiu pode, realmente ser evitada (citação de Patañjali) com uma atitude cada dia mais presente.
Respire fundo, descomprima. Nao se proteja tanto das agressões do mundo. Permita-se. Erros e acertos são só ponto de vista. Atitude reativa comprime, passiva e consciente liberta.
Boa pratica!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

essencialmente essencial


Concentre-se no essencial
foque sua vida no que é divino em voce, assim fica mais fácil ver o divino em tudo
Acredite mais na transformação, a sua principalmente...
só voce pode fazer a diferença...por voce mesmo...
Opte pelo reto pensar,
reto falar e reto agir....traga o alinhamento para além do seu corpo e alinhe-se com a existencia
decida tomar essa atitude agora;.pense no que é bom para si mesmo e para todos..

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

constituição promulgada pelo principe Shotoku

"Se ele está certo, eu estou errado.Se eu estou certo,ele está errado.Nem tudo o que eu digo é divinamente inspirado. Ele tampouco é um imbecil. Somos ambos pessoas comuns."

velho poema

Se fizer consegue
Se não fizer não consegue
Se disser que não pode fazer
É porque não se dispõe a fazê-lo.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NIRVANOPANISAD

Om.
Que a minha palavra se fixe na minha mente.
Que a minha mente se fixe na minha palavra.
Ó Brahman luminoso, revela-te a mim.

Que a palavra e a mente me ajudem
a compreender a verdade dos Vedas.
Que a verdade dos Vedas esteja viva em mim.

Noite e dia me dedico a isso.
Penso a verdade.
Falo a verdade.

Que Brahmá me proteja.
Que proteja o professor.
Que me proteja.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


Conhece alguém as fronteiras à sua alma, para que possa dizer - eu sou eu ?
Fernando Pessoa

A renúncia é a libertação. Não querer é poder.
Fernando Pessoa